Curiosidades sobre os costumes e longevidade
- As sociedades dos cupins são formadas por operários, soldados, reis e rainhas. Os operários e soldados são estéreis. Enquanto os primeiros auxiliam na manutenção do cupinzeiro e alimentação das ninfas, os segundos ajudam na sua segurança.
- O rei e a rainha são o casal reprodutor. O cupim rei não morre após a fecundação e consegue fecundar a rainha inúmeras vezes. Durante a gestação, o abdômen da rainha cresce bastante.
- O prato predileto dos cupins é a celulose (isso quer dizer que, além de madeira, eles apreciam bastante o papel). Enquanto nas cidades são considerados pragas por digerirem móveis e estruturas de madeira, nas florestas são uma benção por se alimentar de árvores mortas.
- O pozinho que costumamos encontrar debaixo dos móveis não é serragem, mas cocô de cupim.
- Existem aproximadamente 2800 espécies de cupins catalogadas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Contudo, esses animais causam bilhões de dólares de prejuízo por ano no mundo.
- No Brasil os três principais grupos que causam danos são: Os arbóreos, os subterrâneos e os de madeira seca.
- O nome da colônia do cupim é o cupinzeiro. O cupinzeiro abriga uma hierarquia com vários níveis de indivíduos entre eles: Operários, soldados, reprodutores, rei e rainha. Dependendo da espécie, uma colônia pode ficar até mais de 10 anos num mesmo local.
- Quando é estabelecido o local do cupinzeiro, os cupins saem atrás de alimentos pelos túneis criados pelos próprios operários no chão, paredes, pisos, entre outros. Deste modo criando até milhares de galerias, e ainda com casos onde podem chegar nos 50 metros.
- Uma rainha pode chegar a viver uns 50 anos, porém, isso se for bem alimentada e protegida pelos seus operários.
- Entretanto, muito diferente da rainha, os operários da colônia vivem aproximadamente por um ano.
São importantes para a natureza
- Nos meios urbanos os cupins são considerados pragas destrutivas por devorarem móveis e estruturas. Porém nas florestas eles são totalmente úteis porque se alimentarem de árvores mortas.
- O cupim é um inseto importante porque equilibra o ecossistema, em razão de formar pequenos túneis na terra, facilitando a drenagem e aeração dos solos. Visto que isso contribui na estruturação e fecundidade da superfície. Além de tudo, o cupim favorece também no processo natural de reciclagem.
Diversas Curiosidades
- Praticamente em todas as espécies de cupins, os soldados e operários são na maior parte cegos porque passam grande parte de sua vida em locais totalmente escuros. Entretanto, sua comunicação desenvolveu-se através de cheiros, desse modo, não necessitando de uma visão perfeita.
- Os cupins se comunicam por rastros químicos, que são feitos pelas glândulas na parte dorsal do seu corpo, e rastreados um pelos outros através do odor. Cada colônia possui seu cheiro único, desta forma tendo o seu próprio “idioma” e grupo fechado.
- Para acabar com uma colônia, o único jeito efetivo é exterminando a rainha. Porque caso eliminar somente os operários, a rainha poderá se manter viva e substituí-los muito rapidamente
- Os cupins não transmitem doenças diretamente, no entanto, podem gerar transtornos respiratórios e alérgicos em pessoas sensíveis.
Super Sam Descupinização
Nosso maior foco na prestação de serviço é solucionar a infestação de cupins de forma prática, sem causar danos a saúde ou ao imóvel. E temos alcançado nosso foco! Como um diferencial a Super Sam realiza descupinização em Museus, Galerias de Artes, Acervos Históricos ou Pianos. A dedetização de cupins da Super Sam é totalmente segura e eficaz contra essas pragas, obtemos métodos sem cheiros, alguns com cheiros mas sempre seguros para a saúde dos clientes. Conte conosco na descupinização, de forma eficiente e prática.
Ligue Agora mesmo e solicite uma equipe: 11 5669-3000